sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

BANANAS NO VARAL - por Teresa Montes Jornalista


Foto: Teresa Cristina Cunha

Me lembro bem que sempre que ia ao supermercado com meu pai ele fazia questão de ensinar a escolher as frutas e verduras.

Uma das dicas principais era ver se elas tinham brilho, e a cor devia estar firme.

Cada fruta tinha uma particularidade. Por exemplo a maçã. Se você pressionar a fruta ela deve estar firme, não pode ter nenhum machucado, partes escuras, buraquinhos. O tipo de maçã que mais tem sabor são as pequenas e em tons avermelhados

Já o mamão o melhor sabor é o do papaya. Também de preferência os menores, e quando pressionar o dedo devem estar macios, não muito, porque senão estão muito maduros e o sabor não é bom. Tem mamão que mesmo estando por fora da cor verde, já estão macios, e com sabor muito bom.

A banana, é a banana... Me lembro de papai falar que sempre comia banana, porque ela tinha muitas vitaminas que ajudavam a saúde.

E como ele gostava de banana, especialmente a do tipo nanica. Para escolhermos bem elas tinham que estar no cacho, já cor amarela com machinhas pequenas pretas, e com um leve macio em sua  textura. As bananas fora do cacho apodrecem rápido.

Mas às vezes não encontrávamos bananas já maduras. Estavam ainda muito verdes e não havia como escolher. Então papai as levava assim mesmo.

E a mania dele era colocar os cachos verdes pendurados nos arames do varal, perto das roupas mesmo. Dizia ele que o sol ajudava a amadurecer mais rápido.

E realmente às vezes em dois dias já estavam boas.

Hoje me lembro com saudade de meu pai, sempre aquele paizão preocupado, que gostava de levar a gente até na faculdade. Aquele que ninguém podia dizer nada contra sua honestidade, seu carinho com a família e seus exemplos de fé.

E sempre que compro bananas verdes me lembro dele e parece que até escuto sua voz: " Pendure as bananas no varal e logo logo estarão boas..."
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário